terça-feira, 11 de março de 2014

Fluxus


wikipedia
Fluxus ("fluxo" em latim) foi um movimento artístico de cunho libertário, caracterizado pela mescla de diferentes artes, primordialmente das artes visuais mas também da música e literatura. Teve seu momento mais ativo entre a década de 1960 e década de 1970, se declarando contra o objeto artístico tradicional como mercadoria e se proclamou como a antiarte.
Fluxus foi informalmente organizado em 1961 pelo lituano George Maciunas (1931-1978) através da Revista Fluxus se estendendo para os Estados Unidos, Europa e Japão. Outros organizadores do início do Fluxus: George Brecht, John Cage, Jackson Mac Low e Toshi Ichijanagi organizando palestras, performances, música e poesia visual.
Mais tarde outros se associaram como Joseph Beuys, Dick Higgins, Gustav Metzger, Nam June Paik,Wolf Vostell e Yoko Ono. Allan Kaprow e Marcel Duchamp foram os criadores dos primeiros happenings, o estilo dos artistas e da teoria do Fluxus foi muito comparada a estética do Dadaísmo e do Pop art. Enquanto o fluxus se concentrava nos grandes centros urbanos da década de 1960 e 1970, a partir da década de 1990 a comunidade Fluxus começou a se reorganizar através da internet e comunidades on-line em todo mundo trocando experiências reais de poesias visuais, performances culturais, música e vídeo (mail art).
Além dos experimentos do Fluxus influenciarem fortemente as artes visuais e a música, através de nomes como Beuys e Cage, é notável sua influência na poesia universal nos dias de hoje.
Principais artistas do movimento


Al Hansen
Alison Knowles
Allen Bukoff
Arman
Ay-O
Barry McCallion
Beck Hansen
Ben Patterson
Cairn Hedland
César Baldaccini (César)
Charlotte Moorman
Dick Higgins
Emmett Williams
Gas Di Caro
Genesis P-Orridge
Geoffrey Hendricks
George Brecht
George Landow
George Maciunas
Giuseppe Chiari
Gustav Metzger
György Ligeti
Henry Flyn
Jackson Mac Low
Joe Jones
John Cage
Jon Hendricks
Joseph Beuys
Ken Friedman
Larry Miller
Luce Fierens
Nam June Paik
Paulo Bruscky
Philip Corner
Philip Krumm
Ray Johnson
Robert Filliou
Ruud Janssen
Shigeko Kubota
Takehisa Kosugi
Vytautas Landsbergis
Wolf Vostell
Willem de Ridder
Yoko Ono


espanhol 





)

Nenhum comentário:

Postar um comentário